Juiz Danilo Fernandes adere campanha “Sinal Vermelho para a Violência Doméstica” em Canaã dos Carajás

O Excelentíssimo Juiz de direito da 1ª vara cível de Canaã dos Carajás respondendo esse mês pela vara criminal Dr. Danilo Alves Fernandes, aderiu e incentiva a campanha “Sinal Vermelho para a Violência Doméstica”.

A iniciativa tem como foco ajudar mulheres em situação de violência a pedirem ajuda em qualquer farmácia do município.

O objetivo da campanha é oferecer um canal silencioso, permitindo que essas mulheres se identifiquem nesses locais e, a partir daí, sejam ajudadas e tomadas as devidas soluções. É uma atitude relativamente simples, que exige dois gestos apenas: para a vítima, fazer um X na mão na cor vermelha, inclusive com batom; para a farmácia, uma ligação para as forças de segurança.

A criação da campanha é o primeiro resultado prático do grupo de trabalho criado pelo CNJ para elaborar estudos e ações emergenciais voltados a ajudar as vítimas de violência doméstica durante a fase do isolamento social. O grupo foi criado pela Portaria nº 70/2020, após a confirmação do aumento dos casos registrados contra a mulher durante a quarentena, determinada em todo o mundo como forma de evitar a transmissão do novo coronavírus. Em março e abril, o índice de feminicídio cresceu 22,2%, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Sinta-se encorajada a fazer essa simples ação, uma vez que a estrutura de segurança pública, assistência social o judiciário, o ministério público estão de mãos dadas para atendê-la e prestar o suporte necessário ao seu caso. Disse Dr. Daniel

Na oportunidade o magistrado agradeceu aos farmacêuticos que aderiram a essa campanha que ele considera nobre.