No toque do tambor, que fez sacudir um boi e nas belas vozes do Coral Jaime Ovale, renasceu a cultura em Canaã dos Carajás.

Conferência de cultura

Com a realização da 2ª Conferência Municipal de Cultura, o Canaãnense volta beber da fonte cultural.

Na tarde do último sábado 07, aconteceu a 2ª conferência e eleição do conselho municipal de cultura de Canaã dos Carajás.
Na oportunidade diversos seguimentos de cultura estiveram apresentando seus talentos e encantaram os que se fizeram presentes através da arte.
Além de líderes comunitários, fazedores de cultura foram os protagonistas do maior movimento cultural dos últimos tempos.

Um misto de sentimentos colocados em um só lugar, dando um novo sentido da palavra cultura que renasce a partir desta conferência que teve total apoio do presidente da FUNCEL o senhor Antonio Carlos, que garante maior empenho financeiro e a participação popular nas decisões de investimentos na cultura.

O ano de 2020 vem com muitos projetos para serem desenvolvidos e os atores principais são vocês fazedores de cultura. Disse Antonio Carlos

Ao final de todas as apresentações, foi anunciado que seria garantida o ANIMECAN dentro da agenda de eventos Culturais para os anos de 2020 e 2021 conforme calendário já estipulado pela funcel,  mantendo assim a tradição e fortalecendo os agentes a nossa cultura urbana, afro entre outras como por exemplo Crespos e Cachos, Canto Coral, Enxadrismo.

Já no início da noite como programado, aconteceu a eleição para a escolha dos novos membros representativos dos setoriais de cultura do município de Canaã dos Carajás. Os membros titulares escolhidos e seus respectivos setoriais são:

  1. Carlos Antonio da Costa Santiago – Patrimônio Histórico
  2. Francisco Robson Santiago Filgueira – Cultura Popular
  3. Nadio Batista do Nascimento – Literatura
  4. Mauro Sergio Madeira Lucena – Circo
  5. Heleno Nunes De Souza Junior – Música
  6. Herick Bruno De Carvalho – Teatro
  7. Socorro Freire Sobrinho – Artesanato
  8. Fábio Collins Costa (Mosheh) – Artes Visuais e Designer
  9. Pedro Nascimento Reis – Áudio e Visual e arte digital
  10. Sanda Sherly  dos Santos Batista – Cultura afro-brasileira
  11. Cultura Indígena
  12. Dança

Ainda essa semana, os escolhidos durante a conferência serão convocados pela funcel através de edital para apresentarem sua documentação pessoal e curriculum cultural para então serem efetivados através de decreto como membros do conselho municipal de cultura de Canaã dos Carajás. Os setoriais em vacância ficarão a critério de deliberação da comissão provisória para composição de seus membros.