DETRAN: Atendimento em Canaã dos Carajás sofre com ineficiência administrativa do estado do Pará

Motoristas de Canaã dos Carajás, reclamam incessantemente dos problemas causados pela ineficiência do Posto de atendimento do DETRAN na cidade. Isso porque com falta de lacres para as placas dos veículos no estado do Pará desde o início de abril de 2019, fez com que gerasse um transtorno generalizado em todo o estado.

No dia (26) de junho, o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran/PA) começou a disponibilizar os lacres para os usuários.

O diretor-geral do Detran, Marcelo Lima Guedes, está, juntamente com a Diretoria de Habilitação de Condutores e Registro de Veículos (DHCRV), realizando um levantamento de quantos veículos ficaram sem ser lacrados para que essa situação possa ser normalizada o mais rápido possível.

“Estamos fazendo uma previsão de quanto tempo poderemos atender toda essa demanda que ficou sem o lacre, por isso vamos reforçar o efetivo”, diz Guedes, que também estuda estender o atendimento para os sábados. Um planejamento neste sentido já está sendo realizado.

Cabe lembrar que um atraso na licitação, de responsabilidade ainda da gestão anterior, causou a falta do material desde o mês de abril. O diretor do Detran reforça que em relação às fiscalizações de trânsito voltadas para o lacre, tanto na Região Metropolitana de Belém como nas estradas estaduais, a portaria nº 1.176/2019, publicada em abril, que libera a cobrança do lacre pelos agentes de fiscalização, vale por tempo indeterminado, até a normalização completa do serviço.

Outros problemas, como situações com pneus ou documentos, serão fiscalizados normalmente, e os motoristas, vindos de outros estados, precisarão estar com o lacre nas abordagens dos agentes de trânsito.

Mas os problemas não ficam por aí, em Canaã dos Carajás por exemplo, o posto de atendimento do DETRAN além da demora da falta de examinadores oficiais que são servidores concursados conforme exigência da legislação, temos a emblemática de que no mês de julho, dois servidores do município de Parauapebas que prestavam serviços em Canaã, solicitaram transferência para a capital e o governo do estado não garantiu a permanência de outros servidores para os substituírem.

Pelas redes sociais Gean Soares, atual diretor do DETRAN em Canaã dos carajás divulgou a seguinte nota:

Olá pessoal, já estou aqui Belém, vim ao DETRAN SEDE tentar buscar melhorias para nossa Ciretran e resolver alguns problemas como por exemplo processos de veículos e habilitações pendentes. Aproveitei a ocasião também, para verificar o andamento dos processos referente ao Leilão e, graças a Deus, alguns processos já foram deferidos.

As Autos Escolas de Canaã dos Carajás, estão passando por vários problemas, pois existem alunos que estão com processos vencendo e até o momento o DETRAN não emitiu nenhum parecer de solução para essa problemática.