Ativista dos direitos humanos, Claudelice Santos estudante do curso do direito da terra na UNIFESSPA de Marabá, estará hoje no conversar com Bial

Sabe quando a ficção conta uma história inspirada na vida real? O Conversa com Bial desta terça-feira, 2/7, recebe a ativista da Amazônia Claudelice Santos e as atrizes protagonistas da série original do GloboPlay, Aruanas, que está estreando em 150 países, Leandra Leal, Débora Falabella e Taís Araújo.

A trama gira em torno da floresta e seus conflitos, e conta histórias de paixão, idealismo, violência e morte, e foi livremente inspirada em histórias reais como a de Claudelice, que perdeu o irmão e a cunhada assassinados por defenderem a Amazônia e os direitos humanos naquela região.

“Eles defendiam a floresta em pé e defendiam a autonomia das pessoas que moravam naquele lugar. Eles incomodavam muita gente. Políticos, empresários, fazendeiros e essas pessoas se reuniram e decidiram que eles não deveriam mais viver”, conta a ativista, emocionada.

'Conversa com Bial' recebe a ativista da Amazônia Claudelice Santos nesta terça — Foto: TV Globo
‘Conversa com Bial’ recebe a ativista da Amazônia Claudelice Santos nesta terça — Foto: TV Globo

Ao assistir alguns pedaços fortes da obra de Estela Renner e Marcos Nisti, que também participam do programa, Claudelice diz que se preocupa com o futuro dos outros ativistas da região e questiona o que estamos fazendo para mantê-los vivos.

“Única coisa que eu espero com a série é que as pessoas olhem com carinho e se vejam nela, se sintam na pele de um ativista que está com a bala na cabeça, antes do gatilho ser apertado”, explica.

Durante o Conversa, ela lamenta a política ambiental dos governos federal e estadual e faz um apelo: “A única esperança que eu tenho é que eles voltem a atrás do que eles estão fazendo. Eles estão acelerando a destruição do nosso lar. O estado do Pará é o estado que mais desmata, que mais mata”.

Não perca o programa que vai ao ar nesta terça-feira, 2/7, logo após o Jornal da Globo.

2 thoughts on “Ativista dos direitos humanos, Claudelice Santos estudante do curso do direito da terra na UNIFESSPA de Marabá, estará hoje no conversar com Bial

Comments are closed.